Projecto Reforest

A Sobreiro MODS fundamenta-se também no compromisso e responsabilidade ambientais de revitalizar a biocapacidade e preservar “os pulmões” do planeta Terra.

A iniciativa Reforest proporciona aos clientes da Sobreiro MODS uma ligação directa a esta causa e atribui um cunho pessoal no aumento da sustentabilidade ambiental no Planeta. O nome do país ou local abrangido pelo projecto ficará inscrito em cada modelo, referenciando o seu contributo no reflorestamento de uma determinada região.

O projecto denominado Reforest intervém no reflorestamento de zonas devastadas por incêndios, cultivando árvores de espécies autóctones e cuidando delas até atingirem a fase adulta.

A degradação da floresta nativa e a consequente perda das espécies autóctones é uma realidade alarmante, perante ameaças como os incêndios florestais, as pressões urbanas e a substituição e suplantação por espécies exóticas, infestantes e monoculturas com fins comerciais, tornando-se imperativo agir na sua defesa. A floresta nativa garante-nos uma grande diversidade de serviços dos ecossistemas, tais como, o controlo da erosão do solo, a regulação hídrica e filtração da água, a reciclagem de nutrientes, a formação de solo, o sequestro de carbono, a filtração de poluentes atmosféricos, a suavização do clima, a produção de matérias-primas, a redução do risco de incêndios e de cheias, uma maior resiliência aos incêndios, bem como melhora a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a sua saúde, para o equilíbrio social e mesmo para a vitalidade económica.

Para viabilizar o projecto, a Sobreiro MODS estabeleceu uma parceria com a associação “Planta uma Árvore” no Parque Natural Sintra-Cascais.